A prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semdes) e em parceria com o Sebrae, está implantando o Programa Cidade Inteligente, cuja metodologia será aplicada pela Itaipu Parquetec, ecossistema de inovação que integra entidades como instituições de ensino, empresas e órgãos governamentais.
Essa iniciativa busca soluções inovadoras para o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida da população. O programa está sendo coordenado pela Semdes e, de acordo com o secretário Antonio Freire, alinhado com o plano de governo do prefeito Marçal Filho, que prioriza a modernização da gestão pública, a ampliação dos serviços digitais e a construção de uma cidade mais conectada e eficiente”.
Para que as ações desse programa atendam de forma efetiva às necessidades da comunidade, é fundamental ouvir a opinião dos cidadãos. Assim, um questionário é aplicado e tem como principal objetivo coletar informações sobre os desafios enfrentados no dia a dia da cidade, identificando oportunidades de inovação e melhorias em áreas estratégicas, como mobilidade urbana, segurança, infraestrutura, digitalização de serviços públicos, meio ambiente e desenvolvimento econômico.
O prefeito Marçal Filho considera a participação da população essencial para garantir que as soluções propostas sejam construídas de forma colaborativa, considerando as reais demandas dos moradores de Dourados. Com base nas respostas obtidas, será possível direcionar esforços e investimentos para iniciativas que tragam impactos positivos e transformadores, tornando Dourados uma cidade mais moderna, sustentável e preparada para o futuro.
Entre diferentes definições, Smart Cities ou Cidades Inteligentes são espaços que aliam aspectos tecnológicos com práticas sustentáveis em prol da melhoria da qualidade de vida da sociedade, visando oferecer bem estar e conforto ao cidadão.
O Itaipu Parquetec atua em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação buscando soluções tecnológicas, oferecendo assessoramento à implementação de projetos na temática de Cidades Inteligentes, além da geração e atração de novos negócios e desenvolvimento de startups vinculadas às temáticas: Mobilidade, Acessibilidade, Meio Ambiente, Saúde, Segurança, Educação, Economia, Energia, Governança, Empreendedorismo e Novos Negócios, entre outros.