As ondulações na pista do Aeroporto Francisco Matos Pereira além do que a regulação permite, pode ser mais uma das causas do atraso da obra coordenada pelo 9° Batalhão de Engenharia e Construção do Exército Brasileiro.
Representantes do Exército e da SAC (Secretaria Nacional de Aviação Civil) estiveram nesta terça-feira (12) e quarta-feira (13) vistoriando as obras. Segundo o Exército, 87% da obra já foi executada e a previsão é de que no primeiro semestre de 2024, o local esteja pronto para as operações de embarque e desembarque.
De acordo com informações do site Dourados News, Thiago Pedroso, diretor do setor de Investimentos da SAC, falou sobre problema relacionado a um nível de ondulação em trecho da pista durante entrevista na manhã de hoje no local vistoriado. O desnível estaria passando do limite estabelecido por órgão responsável e a recuperação faz parte dos 13% ainda inconclusos da obra na pista, prevista para ser entregue até dezembro deste ano.
Durante a apresentação do estágio atual das obras, o coronel Vasconcellos disse que a intenção era que em agosto deste ano o Exército pudesse entregar o serviço concluído, mas foram verificadas essas ondulações que comprometeram esse calendário. A solução técnica, segundo ele, foi buscar a ajuda do IME [o Instituto Militar de Engenharia] na prestação de serviços e avaliação das condições de natureza técnico-científicas na obra.
As obras de reforma ampliação no Aeroporto Regional tiveram início no dia 1º de maio de 2021, há 2 anos. As obras vêm sendo executadas através de parceria entre o Exército Brasileiro, através do 9º Batalhão de Engenharia de Construção, em conjunto com a SAC (Secretaria de Aviação Civil), Governo do Estado e Prefeitura de Dourados. O investimento total é de cerca de R$ 72 milhões.
Inaugurado em 1982 o Aeroporto Regional nunca havia passado por uma grande obra, apenas intervenções de manutenção e reparos.