A construção da ponte nos altos da Hayel Bon Faker, que liga a região do Jardim Europa com o centro da cidade, segue em ritmo acelerado. Nesta sexta-feira (2), teve início o processo de alocação da “laje pi”, que liga os dois extremos da ponte. São 16 módulos de aproximadamente 15 toneladas cada, trabalho que deve ser concluído no sábado (3). A previsão é que, se não houver contratempo, o tráfego na via seja liberado ainda este mês.
Nesta etapa da obra, o trabalho é feito com dois caminhões guindastes que levantam até 80 toneladas, um em cada lado, para que os módulos da laje sejam posicionados. “Os dois trabalham em sincronia para que os módulos possam ser posicionados, um a um. Esse processo é feito com todo cuidado, mas dentro do planejado”, explica João Vítor Antônio, engenheiro da Matpar, empresa responsável pela obra.
Segundo ele, após concluída, a ponte irá suportar 45 toneladas por eixo. “Essa ponte é classe TD-45, projeto utilizado para rodovias, pode passar caminhões, é muito bem reforçada para não ter mais problemas”. Após a conclusão, a ponte terá a pista de rolamento para os veículos, mas também uma faixa de pedestre. “Deixamos uma medida até um pouco acima da média, para que os pedestres possam passar com total segurança”, completa.
Acompanhando de perto cada avanço da obra, Luis Gustavo Casarin, secretário de Obras Públicas, comemora mais essa etapa. “Está tudo dentro do cronograma. Acredito que com essa etapa sendo concluída nos próximos dias, a liberação do tráfego acontecerá o mais breve possível, já que não foi detectado nenhum atraso significativo durante o período de execução da obra até o momento”, avalia.