O prefeito Marçal Filho celebrou na manhã desta sexta-feira (25), durante as comemorações do Dia Mundial da Agricultura Familiar, a força da produção de alimentos em Dourados. As festividades também marcaram o Dia Nacional do Agricultor e aconteceram na Associação dos Produtores Rurais da Agricultura Familiar do Guassuzinho (Apraf), em parceria com a Prefeitura de Dourados, por intermédio da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar.
Marçal Filho destacou a força do campo. “Quando eu era deputado federal, e Braz Melo era prefeito, nós fizemos a primeira agrovila do Mato Grosso do Sul, que foi a Agrovila de Vila Formosa”, lembrou o prefeito. “Não sei como está a agrovila hoje, mas o vereador Márcio Pudim disse que nós precisamos revitaliza-la porque foi uma excelente ideia que tivemos na época como congressista federal e o Braz como prefeito, para que as famílias tivessem lugar para morar, para plantar, para se sustentar, para ter toda uma estrutura , inclusive com maquinários agrícolas”, prosseguiu. “Isso já faz muito tempo”, completou.
O prefeito também falou do trabalho que a atual gestão está fazendo em favor da produção. “Ninguém faz nada sozinho e quero destacar a figura do Bruno Pontim, que é o secretário de Agricultura Familiar da Prefeitura, que eu escolhi, uma pessoa extremamente dedicada, não tem final de semana, não tem feriado, é o tempo inteiro, é o tempo todo trabalhando pela agricultura familiar”, enfatizou. “Assim como meus demais secretários, está aqui a Gisela também, que faz a mesma coisa, faz tirar leite de pedra, porque é uma dificuldade financeira que nós estamos passando”, prosseguiu.
A produção agrícola que sai do campo contribui com a alimentação dos alunos da Rede Municipal. “Quero deixar o meu abraço por esse Dia Internacional da Agricultura Familiar e dizer que vocês são responsáveis pelo alimento que é colocado na nossa mesa, na nossa merenda escolar, na merenda escolar da Prefeitura, que é fornecida aos alunos”, ressaltou o prefeito. “Com todas as dificuldades que nós sabemos que vocês têm, que vocês dependem do tempo, se falta chuva, como está faltando agora, vocês são penalizados, se chove demais, é da mesma forma”, prosseguiu. “Mas vocês gostam disso, nasceram pra isso, têm a vocação pra terra e têm que ser sempre valorizados”, enfatizou. “Então, que vocês fiquem com Deus, com o meu abraço e o meu muito obrigado”, finalizou.
O deputado federal Vander Loubet também participou das comemorações. “Hoje aqui estamos tendo a oportunidade de lançar um grande projeto com a gestão Marçal Filho, garantindo R$ 5 milhões para compra fertilizante orgânico”, anunciou. “Você sabe o que isso significa? É você mudar o conceito de agricultura, porque é uma alimentação mais saudável, o que os agricultores familiares e não é incompatível com a agricultura em escala, mas 60% do que chega, quase 70% vem da agricultura familiar que chega na nossa mesa”, completou.
Segundo o deputado, o alimento orgânico é muito mais saudável, e isso também permite com que os produtores possam produzir com preço melhor. “O que nós queremos é construir toda a cadeia para permitir com que as pessoas possam crescer porque nós acreditamos na agricultura familiar”, continuou. “A associação já cumpriu seu papel, já está criando uma cooperativa, mas isso tudo é fruto de uma construção conjunta”, completa. “É assim que eu acredito, é esse modelo que eu acredito, e mais do que isso, o que nós queremos é que vocês cada vez mais agreguem valor, que vocês possam ter uma renda maior, porque é isso que faz desenvolver o município”, finalizou Vander Loubet.