No início da manhã deste sábado (16), incêndio ocorrido no Viveiro Municipal localizado no bairro Parque das Nações I, mobilizou diversos órgãos da Prefeitura de Dourados. Às 5h40, a Guarda Municipal Ambiental foi acionada para ajudar a combater o fogo que estava espalhado em diversos pontos do local, que recebe descarte de galhos e podas de árvores.
Equipes da Guarda Municipal de Dourados, Semsur (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos) e Defesa Civil também atuaram no combate ao incêndio.
“O Corpo de Bombeiros e a Energisa estavam no local e informaram que não adiantaria apenas jogar água, porque tinha muita brasa, então queima debaixo para cima lentamente, precisaria dividir o material para não queimar tudo”, explicou Romualdo Diniz Salgado, secretário da Semsur.
Foi necessário utilizar máquinas para separar o material e impedir que o fogo se alastrasse ainda mais, as equipes também fizeram a limpeza debaixo das redes elétricas para as chamas não alcançarem os fios de energia. “Contamos com o apoio da Sanesul, Agesul, Empresa Terra e Eurovias que enviaram máquinas para ajudar na força tarefa. O fogo está controlado no momento, mas vamos continuar de prontidão com os caminhões pipa”, disse o secretário.
O fogo teve início próximo à BR-163, a Guarda Municipal e a empresa CCR-Vias estavam no local fazendo o controle do tráfego. “Como havia muita fumaça, era perigoso acontecer algum acidente. A GMD ajudou no controle do fluxo e também a impedir que caminhões descartassem novos materiais no momento, por causa do risco de fogo. Nosso papel é dar apoio a todas as equipes envolvidas e ajudar o máximo possível”, comentou a diretora-geral da GMD, Liliane Graziele Céspedes de Souza Nascimento.
Descarte de galhos e podas
Nos próximos dias o viveiro permanecerá fechado para a limpeza, Os materiais podem ser descartados em um dos outros 3 Ecopontos municipais:
Rua Lindalva Ferreira, esquina Rua Sérgio Melgarejo, Parque do Lago II
Rua Projetada, esquina com corredor 2, Fundos da Cohab II (Via Parque)
Rua Tibre, esquina coma Rua Danilo Gustavo Vilhalva Paixão, Residencial Ipê Roxo.