A GMD (Guarda Municipal de Dourados) ganhou destaque no 16º Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, evento que promove espaço permanente e inovador de debate, articulação e cooperação técnica para a setor no país. Somente nove agentes municipais de todo Brasil foram selecionados para apresentar trabalhos, dois deles são da corporação douradense.
Os inspetores da GMD Eleandro Aparecido Miqueletti e Sérgio Mondadori mostraram, na última terça-feira (6), pesquisas e estudos envolvendo o serviço da Guarda na melhoria da vida do município com atuação em diversas áreas. A exposição aconteceu de maneira on-line, durante a realização dos Grupos de Trabalho do encontro.
A diretora-geral da corporação, Liliane Graziele Céspedes, comenta que ter agentes empenhados em aprimorar o conteúdo e vivência na corporação contribui para o avanço do serviço prestado. “É um orgulho ter dois profissionais que cada vez mais buscam o conhecimento que acaba agregando muito à instituição. A gente aparece no cenário nacional e isso é muito satisfatório, para mim, ter dois servidores tão exemplares que contribuem muito para o município de Dourados”.
Miqueletti expôs o estudo “As Rondas Escolares e a Violência nas Escolas Municipais e Estaduais de Dourados, no Período de 2009 a 2019” durante a discussão da área temática de ações de combate e prevenção à violência, a criminalidade e projetos de aproximação comunitária. Ele teve orientação da professora doutora Luciana Ferreira da Silva na pesquisa que demonstrou redução das ocorrências registradas em atendimentos nas escolas de Dourados durante o período. Enquanto 2009 teve 139 boletins de ocorrência lavrados, 2019 registrou apenas 39.
O inspetor Mondadori levou ao evento o trabalho “Guarda Municipal a Prevenção e o Enfrentamento ao Tráfico de Drogas no Terminal Rodoviário”, na área temática de análise criminal, gestão, governança, tecnologias aplicadas a atividade policial, projetos, propostas e ações diversas do campo da segurança pública. No estudo, ele analisou o período entre 2017 e 2020, quando a GMD tirou de circulação seis toneladas de drogas, causando prejuízo estimado de R$ 15 milhões ao crime.
Mondadori explica que aprovação dele e do colega para demonstrar os estudos no evento são reflexo da competência do serviço exercido pela corporação. “De centenas de inscritos a GMD ser selecionada e poder demonstrar e debater suas ações de prevenção e enfrentamento ao crime é de suma importância. Isso demonstra a seriedade dos trabalhos realizados pela Guarda e a capacidade de seus profissionais”.
As pesquisas que resultaram nestas apresentações, foram desenvolvidas pelos Guardas Municipais, durante o curso de pós-graduação em “Segurança Pública e Fronteiras” ofertado pela UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), demonstrando assim a preocupação da instituição com as discussões dos problemas regionais.