A Chama da Pátria, acesa no dia 1º de setembro, foi extinta nesta quinta-feira (8), durante cerimônia na Praça Antônio João. O ato fecha as comemorações alusivas ao Bicentenário da Independência em Dourados, que foram históricas com eventos em vários pontos do município e recorde de público durante o desfile cívico-militar.
Desde a última quinta-feira, quando a Chama foi acesa e conduzida por revezamento das crianças da Reme (Rede Municipal de Ensino), a animação dos participantes e presença da população eram nítidas, ainda mais após dois anos sem comemorações por conta da pandemia. Assim ocorreu também nas Horas Cívicas, realizadas nas escolas e praças, e, principalmente, no Desfile da Independência que teve público recorde, com mais de 40 mil pessoas, de acordo com a GMD (Guarda Municipal de Dourados).
Todos os eventos fazem parte da Semana da Pátria, promovida pela Prefeitura de Dourados, com organização da Semed (Secretaria Municipal de Educação). A chefe da pasta, Ana Paula Benitez Fernandes, comentou durante o evento de hoje que, após tudo correr bem, só resta agradecer.“Gratidão eterna por essa semana. A todos que nos apoiaram, fizeram acontecer e dar certo. Só posso agradecer todas as entidades que participaram, agradecer ao Exército, que deixaram tudo mais lindo”.
Ela completou dizendo que também pode sentir o carinho da população durante as comemorações. “Na parte final do desfile, os servidores que participaram da organização também fizeram o trajeto e foram aplaudidos do começo ao fim, isso nunca tinha ocorrido. Uma senhora me abraçou aqui e disse que assiste o desfile há 34 anos e nunca tinha visto algo igual. É muito bonito isso, é histórico. Nos dá a sensação de dever cumprido”.
Além do público recorde acompanhando a passagem das entidades, houve também aumento de participantes, foram cerca de 4.500 pessoas representando mais de 50 grupos na avenida Marcelino Pires.
O Exército Brasileiro, representado pela 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada de Dourados, também fez uma parada militar histórica levando às ruas contingente e maquinários nunca vistos antes na cidade.
Por fim, já fica a espera para as próximas celebrações. “Obrigado e até o ano que vem”, encerrou a secretária de Educação.