Em meio a 1.738 votos, 69% (1.191 votos) votaram na opção péssima e 8% (134) ruim; falta de vagas para alunos e salas de aula sem professores geram queixas
Nomeada pelo prefeito Alan Guedes (PP) logo no início do mandato para comandar a Secretaria Municipal de Educação de Dourados, com orçamento - incluso o Fundeb - de R$ 395,608 milhões em 2023, Ana Paula Benitez Fernandes teve a gestão reprovada em enquete proposta pelo Dourados Informa.
Não bastasse a incapacidade de resolver o crônico problema da falta de vagas para estudantes na Rede Municipal de Ensino, no ano letivo de 2023 ela conseguiu deixar alunos sem aulas por não lotar professores suficientes nas unidades educacionais.
Toda essa problemática que afeta diretamente a população douradense refletiu na enquete por meio da qual o Dourados Informa questionava qual a avaliação sobre a eficiência da Secretaria de Educação de Dourados.
Em meio a 1.738 votos, 69% (1.191 votos) votaram na opção péssima e 8% (134) ruim. Isso corresponde a uma desaprovação de 77% do público votante. Além dos 5% (92 votos) que classificam a eficiência da secretaria regular, 14% (243 votos) avaliam como ótima e 4% (78) boa. Mesmo somado, esse percentual favorável mostra-se insuficiente para alcançar a média necessária para aprovação.
O descontentamento com a condução da educação pública municipal é tanto que a Coluna Antenado de quinta-feira (16) repercutiu negativamente para a secretária Ana Paula Benitez Fernandes.
Depois do primeiro ano de gestão envolto aos desafios do ensino híbrido, necessário por causa da pandemia do novo coronavírus, já em 2022 a incapacidade da gestora ficou evidente com as filas quilométricas de pais na Secretaria Municipal de Educação, na tentativa da matrícula. Agora, em 2023, a inciativa de atendimento via aplicativo WhatsApp só evitou a aglomeração na frente da secretaria, mas as queixas por falta de respostas continuam.
“Abandono total”, desabafou leitor do Dourados Informa na Coluna Antenado de ontem. “Deprimente a situação da Educação de Dourados”, opinou outro. “Que Deus nos proteja.. nossos filhos sem escola, cidade esburacada, sem remédio, sem médico, meu Deus o que fizemos de errado?”, questiona uma douradense. “Está na hora de trocar os secretários municipais, é uma vergonha tanta incompetência em uma única gestão. Nada funciona em nosso município: Saúde um caos, educação sem educação, obras públicas uma vergonha de tamanha lentidão. A única coisa eficiente na cidade é o crescimento dos buracos e do mato”, protestou outro.