O prefeito Alan Guedes se reuniu com executivos da JBS nesta quinta-feira (12) para formalizar acordo de cooperação técnica entre a Prefeitura de Dourados e o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), que aumenta o número de inspetores sanitários na planta da Seara. O secretário municipal de Agricultura Familiar Ademar Roque Zanatta também participou do encontro.
Dar este incentivo à indústria alimentícia instalada em Dourados traz muitos benefícios ao município, conforme explica o prefeito. “É um pequeno custo para a administração pública, mas que tem retorno muito grande em oportunidades de trabalho. A JBS tem grande plano de expansão para Dourados e, como poder público, é nosso dever garantir que haja inspeção sanitária para não atrasar o processo produtivo”, explica.
Zanatta explica que há escassez de profissionais no corpo do Mapa e que, por isso, o acordo é tão importante. “É algo inédito para Dourados e que chama a atenção em nível estadual e nacional, por ser relativamente novo. São dois novos profissionais que passam a atuar na planta. Se o ministério não tem condições de fiscalizar, impede o crescimento e o serviço não sai da forma adequada”, completa.
Segundos os executivos da empresa, somente nos últimos três anos, foram investidos cerca de R$ 5 bilhões na produção em nível nacional. A expectativa é gerar mais 2 mil empregos no próximo biênio em Dourados, chegando a 7 mil empregos diretos.
Representaram a JBS no encontro o presidente da Divisão de Negócios da multinacional João Francisco Almeida, o diretor de Recursos Humanos Fernandes Nunes Melo, o relações Institucionais José Antônio Monteiro Tavares e o gerente da unidade Dourados Dirceu Roch. Por vídeo, participou a chefe do Sipoa (Serviços de Inspeção de Produtos de Origem Animal) do Mapa, Régia Vilaça de Paula Queiroz.