O Tribunal Superior Eleitoral registrou um aumento de 56% na quantidade de jovens com menos de 18 anos que se alistaram para votar em outubro, em comparação com a última eleição presidencial. No Brasil, o voto é facultativo para os adolescentes de 16 e 17 anos, mas o interesse do jovem brasileiro pela política tem crescido nos últimos meses. Ao menos é o que mostram os números de alistamentos eleitorais realizados nos três primeiros meses do ano em todo o país.
Em Dourados dos 2.173 pedidos feitos em 2022, 1.237 são alistamentos eleitorais, ou seja, de quem vai estrear o direito ao voto nas urnas neste ano. Quem quiser votar pela primeira vez precisa fazer o pedido pela internet até o dia 4 de maio, sem precisar ir até a Justiça Eleitoral em Dourados.
Basta entrar no site do TSE (www.tse.jus.br), clicar em Eleitor e Eleições, depois em Autoatendimento do Eleitor, e aí preencher dados e colocar as fotografias solicitadas. É possível fazer tudo de casa, sem precisar ir até o Cartório Eleitoral. O pedido pode ser acompanhado pelo mesmo site autoatendimento e, depois que for aceito, o jovem eleitor pode usar o título no aplicativo E-Título ou também pode imprimir seu documento no mesmo site de autoatendimento.
Em razão de Portaria expedida pelo TER de Mato Grosso do Sul, no dia 20 de abril, os atendimentos nos Cartórios Eleitorais passarão a atender das 8h ás 19 horas, a partir desta segunda-feira (25) até o dia 4 de maio, para atendimento presencial a quem não tem acesso à internet ou não consegue fazer o pedido de título pelo site.