Começou neste sábado (24) a maior ação de saúde preventiva da comunidade indígena de Dourados: a vacinação contra a dengue. A estimativa é de imunizar 16 mil pessoas, entre 4 e 59 anos de idade.
A Prefeitura de Dourados, por meio do Núcleo de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, é responsável pelo apoio logístico na distribuição e reposição da vacina Qdenga. A vacinação começou às 8h na Escola Municipal Indígena Tengatuí Maragantu, na Aldeia Jaguapiru, e segue até 15h.
São cinco equipes, no total de 30 pessoas do Dsei (Distrito Sanitário Especial Indígena), responsáveis pela aplicação da vacina nos moradores da Jaguapiru e da Bororó. A expectativa é que dois mil indígenas sejam vacinados neste sábado.
“Aguardávamos o aval da Sesai (Secretaria de Saúde Indígena), do Ministério da Saúde, para incluir os moradores das aldeias na campanha. Entender a relevância da importância da aplicação da vacina contra a dengue na comunidade indígena faz com que a campanha avance no município”, afirma o gerente do Núcleo de Imunização, Edvan Marcelo Marques.
Dourados foi a primeira cidade do Brasil a iniciar a vacinação contra a dengue, no dia 3 de janeiro. É a única do país a fazer vacinação em massa, com meta de imunizar 150 mil moradores. Até agora, 30 mil pessoas já tomaram a primeira dose.