A Prefeitura de Dourados deu início à implantação da sinalização horizontal de trânsito nas regiões do Grande Água Boa e do Jardim Santo André, que estão em fase final dos serviços de recapeamento asfáltico. Os trabalhos incluem pintura de meio-fio, faixas de pedestres e quebra-molas, e começaram na semana passada.
Na manhã desta terça-feira (19), o prefeito Marçal Filho vistoriou as obras acompanhado do diretor da Agência Municipal de Trânsito (Agetran), Juscelino Cabral. Os serviços estão concentrados inicialmente na Rua Hayel Bon Faker, uma das principais vias da região, proporcionando segurança tanto para ciclistas, motoristas e motociclistas quanto para os pedestres.
O diretor-presidente da Agetran destaca a importância dos trabalhos. “A sinalização horizontal é fundamental para organizar o fluxo de veículos e pedestres”, ressalta. “Ela garante mais segurança, facilita a mobilidade urbana e reduz os riscos de acidentes”, continua. “É um complemento essencial às obras de pavimentação que estão sendo realizadas”, completa Juscelino Cabral.
As melhorias fazem parte de um projeto iniciado em abril, que prevê recapeamento, drenagem e sinalização em dois grandes setores da cidade. O primeiro contempla o quadrilátero entre as ruas Cuiabá e Itamarati, e entre Cafelândia e Ediberto Celestino de Oliveira. O segundo setor abrange o espaço entre as ruas Itamarati e Áurea de Mattos Carvalho, e entre Cafelândia e Ediberto Celestino de Oliveira. O investimento total chega a R$ 17,5 milhões, em um trabalho de parceria entre a Prefeitura de Dourados e o Governo do Estado.
De acordo com o prefeito Marçal Filho, as intervenções representam um avanço na qualidade de vida dos moradores. “Com ruas pavimentadas, drenagem adequada e sinalização de trânsito, garantimos mais segurança, mobilidade e valorização urbana”, argumenta Marçal Filho. “Estamos acompanhando cada etapa para assegurar qualidade e eficiência”, afirmou.
As obras também devem contribuir para reduzir riscos de alagamentos, melhorar o escoamento das águas pluviais, valorizar os imóveis da região e impulsionar o comércio local. A previsão é de que todos os serviços sejam concluídos até dezembro deste ano.