Atual prefeito não consegue tirar Dourados da buraqueira e entra no terceiro ano de mandato acumulando erros de gestão
A maioria dos douradenses reprova o trabalho do atual prefeito de Dourados, Alan Guedes (PP). É o que mostra enquete do Dourados Informa. Durante duas semanas, o jornal perguntou a seus eleitores: Qual sua avaliação dos dois anos de mandato do prefeito Alan Guedes?
Para 65% dos leitores, Alan faz “péssimo trabalho”. Outros 21% consideram o trabalho apenas “regular”, 8% consideram o trabalho “ótimo” e 5% afirmaram não ter opinião sobre a atual administração.
Levando em conta o critério adotado pelos institutos de pesquisa, de dividir o índice de “regular” e somar cada parte ao total de “ótimo” e de “péssimo”, é possível afirmar que 75,% reprovam a administração de Alan Guedes enquanto 18,5% aprovam.
O resultado da enquete é o retrato que muitas pessoas percebem nas ruas. Ao iniciar o terceiro ano de mandato, Alan Guedes ainda não conseguiu corresponder à expectativa dos douradenses que o elegeram de forma surpreendente em 2020.
Falta de dinheiro não parece ser a causa do problema. O município fechou 2022 com arrecadação de R$ 1,3 bilhão – três vezes o prêmio da Mega da Virada sorteada no sábado (31).
A cidade de quase 264 mil habitantes (segundo dados do censo feito atualmente pelo IBGE) continua cheia de buracos e suja. Apesar de contratos milionários assinados com empresas privadas, a prefeitura não dá conta de manter as ruas livres dos buracos e nem mesmo o mato cortado. No Parque Rego D’Água, entre o Jardim Água Boa e a Vila Cachoeirinha, o mato está invadindo a pista de caminhada.
A iluminação pública continua precária em vários bairros e até mesmo na área central, apesar de a prefeitura ter arrecadado R$ 23,1 milhões de janeiro a novembro através da Cosip (Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública). Mais uma vez, o problema se apresenta sem solução, mesmo com muito dinheiro pago para empresa terceirizada.
Enquanto a população sofre com ruas cheias de buraco, mato alto, escuridão e completo sucateamento na área da saúde, a administração Alan Guedes se preocupa em priorizar os ricos.
No fim do ano passado, o atual prefeito tentou aprovar às pressas na Câmara de Vereadores um projeto de lei para reduzir o IPTU de terrenos baldios localizados dentro de condomínios fechados. Entretanto, vereadores da oposição barraram a manobra e o projeto só deve voltar à pauta após o fim do recesso do Legislativo. Alan Guedes iniciou ontem o terceiro ano do mandato. É o último antes das eleições municipais, já vistas por muitos críticos como a esperança de salvação da cidade.