Indígenas bloquearam A Perimetral Norte, neste sábado (22), em Dourados. Vídeos mostraram a via dividida, enquanto veículos ficaram impedidos de passar e bomba de efeito moral foi lançada pela polícia. Os manifestantes pedem a liberação de indígenas guarani-kaiowá detidos pela Tropa de Choque da Polícia Militar, há duas semanas. Foram nove pessoas presas e apenas um solto, por intermédio da Defensoria Pública da União.
Com sangue no rosto, um indígena afirma que levou tiro. “Ele atirou primeiro. Nós fomos chegando para conversar e ele já chegou atirando”, diz, referindo-se aos policiais.
Relatando o confronto, áudio de uma indígena compartilhado no Whatsapp, indica que várias pessoas se machucaram. “A polícia veio e sem piedade, sem conversa, sem pedir explicações e justificativa jogou spray de pimenta na comunidade. Muita gente se machucou, inclusive a dona Tereza foi bem atingida com spray de pimenta. Isso é injusto eles fazerem com o povo, com a comunidade que só quer a liberdade dos líderes”, diz a mulher.
O bloqueio causou congestionamento e os carros tiveram que passar no sistema "pare e siga". Depois, a policia conseguiu liberar parte da via. A reportagem aguarda retorno da assessoria de imprensa da Polícia Militar sobre o ocorrido.
Prisões - No dia 7 deste mês, pelo menos 20 pessoas invadiram terreno onde será construído condomínio de luxo, na região norte de Dourados. A área pertence à empresa Corpal Construtora e Incorporadora. O grupo preso é acusado de liderar a ocupação.
Crédito: Campo Grande News