O prefeito Alan Guedes recebeu nesta segunda-feira (20), o ministro da Cidadania Ronaldo Bento, que esteve em Dourados para participar de entregas do governo federal. Primeiro, eles entregaram uma estação do “Roda Bem Caminhoneiro”, iniciativa que estrutura rede de pontos de abastecimento e escritórios-sede para cooperativas. O evento foi na sede da Duraccop (Cooperativa Douradense de Transporte de Cargas), no km 268 da BR-163.
“Esse programa visa o fomento ao cooperativismo para fazer com que o trabalhador autônomo ganhe. O governo federal por meio do Ministério da Cidadania traz com o programa, o apoio técnico, o apoio jurídico, o apoio formal para a composição dessa cooperativa, além dos equipamentos para o início das atividades. Só em Mato Grosso do Sul é a terceira cooperativa, pretendemos ampliar ainda mais o programa. O caminhoneiro que sai aqui de Mato Grosso do Sul para levar frete no Paraná, por exemplo, pode se beneficiar dessas redes que são instaladas pelo programa ao longo do caminho”, explica o ministro Ronaldo Bento.
Em Mato Grosso do Sul, Dourados é a terceira cooperativa, sendo as outras em Campo Grande e São Gabriel do Oeste. “O fato de ter a Douracoop contemplada pelo programa Roda Bem é muito bom para nossa cidade. Deixa o setor mais competitivo e faz com que as pessoas tenham acesso aos benefícios de participar da cooperativa, como subsídio de taxa, enfim, uma série de ações que podem contribuir muito. E a presença do Ministro representa o interesse do Governo Federal em cuidar dos estados, cuidar dos municípios onde efetivamente a vida acontece”, afirmou o prefeito.
A cooperativa engloba pequenos transportadores de cargas e o caminhoneiro autônomo. “Temos 50 cooperados trabalhando na região e com esse benefício do Governo Federal teremos ganho econômico e rentabilidade. O caminhoneiro vai ter condições de abastecer mais barato do que nos postos convencionais. Só que tem que ser cooperado”, informa Luiz Adriano Melo, vice-presidente da Douracoop (Cooperativa de Transporte de Cargas de Dourados).
Jornada do Auxílio Brasil
À tarde, eles abriram oficialmente a Jornada do Auxílio Brasil, evento que serve para tirar dúvidas e aproximar gestores municipais e estaduais do novo programa de transferência de renda do Governo Federal. A deputada federal, Tereza Cristina, também participou da visita.
A Jornada do Auxílio Brasil aconteceu no anfiteatro da Unigran, onde foi feita a entrega simbólica do novo cartão do Programa Auxílio Brasil para uma beneficiária.
“O Auxílio Brasil é o maior programa permanente de transferência de renda da história do país. O programa do Governo Federal garante renda mínima de R$ 400, todos os meses, a mais de 18 milhões de famílias brasileiras”, ressaltou o ministro.
Na ocasião também foi realizada a entrega do o Kit Literário do Programa Criança Feliz e Conta Pra Mim ao Secretário Municipal de Assistência Social de Campo Grande, José Mário Antunes.
Estavam presentes a Secretária Nacional de Atenção a Primeira Infância, Luciana Siqueira e a Secretária de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho, Elisa Cleia Nobre, que representou o governador Reinaldo Azambuja.