A Prefeitura de Dourados, por meio da Semafes (Secretaria Municipal de Agricultura Familiar) e Semac (Secretaria Municipal de Cultura), inaugurou na manhã desta sexta-feira (23), o Ecosol (Espaço da Economia Solidária), instalado na rua Camilo Ermelindo da Silva, 930, centro. O projeto com mais de 15 anos de existência auxilia pessoas que buscam renda inicial ou extra, a produzir e comercializar seus produtos artesanais e também oferece cursos gratuitos aos que desejam aprender novas técnicas.
A finalidade do espaço é, além de apresentar os produtos dos artistas da cidade e promover cursos, incentivar a convivência harmônica e terapêutica entre os artesãos. Durante o ato de inauguração o secretário Municipal de Agricultura Familiar, Ademar Roque Zanatta, falou da alegria em apoiar esse projeto que é de suma importância para a cidade. “As pessoas quando se juntam por um bem comum é muito importante, e tem que ser visto com bons olhos, fico feliz em ver o prefeito Alan apoiando essas ações”.
Já o secretário de Cultura Francisco Marcos Rosseti Chamorro (Kinho), comentou que um povo tem várias expressões culturais e uma delas acontece por meio das artes. “Nossa cidade vem evoluindo em todas as áreas e a divulgação da nossa cultura tem avançado satisfatoriamente, nosso dever é sempre fomentar mais e mais”, complementou.
O Prefeito Alan Guedes também falou da alegria em participar desse momento importante para as artesãs e para a cidade. “A rede da economia solidária ela tem um papel fundamental, empodera, traz renda e difunde a nossa cultura. Nosso dever como gestor público é fomentar mais essa atividade e ficamos felizes em inaugurar mais um local de difusão da cultura douradense”. Ele ainda agradeceu o empenho de todas as mulheres envolvidas e destacou a qualidade das artes lá expostas. “Temos aqui uma arte mais bonita que outra, a qualidade é de nos dar orgulho”.