Acordo foi assinado na sede do Google em São Paulo e vai promover integração entre os dados da Central Semafórica e das plataformas
Nesta segunda-feira (8), o prefeito de Dourados Alan Guedes assinou parceria com a empresa Google, que vai contribuir para a mobilidade urbana, segurança e a redução de acidentes. O acordo conta com a integração de informações entre o município e o aplicativo Waze, que pertence ao Google, no programa ‘Waze for Cities’, que funciona como um canal de troca de dados, permitindo que as informações sejam compartilhadas sem custos entre as empresas e a administração municipal.
Dourados é a primeira cidade de Mato Grosso do Sul e a segunda no Centro-Oeste a aderir à parceria, que tem como objetivo principal identificar os pontos onde os acidentes de trânsito ocorrem com maior frequência. Com base nessas informações, será possível redesenhar percursos, adicionar mais fiscalizações em áreas problemáticas e, consequentemente, reduzir significativamente o número de acidentes e lesões no trânsito da cidade.
Além disso, a novidade vai possibilitar mais eficiência e velocidade de respostas para os motoristas que utilizam o serviço, utilizando os dados da Central Semafórica de Dourados, inaugurada na última semana, e das câmeras de monitoramento que devem ser instaladas em breve.
Em suas redes sociais, o prefeito Alan Guedes afirmou que esse é um passo importante para o projeto de ‘Cidade Inteligente’, que pretende utilizar os sistemas de informação, troca de dados e integração entre as empresas para alavancar o desenvolvimento de Dourados.
Maior cidade do interior do Mato Grosso do Sul, Dourados inaugurou a Central Semafórica na quinta-feira (4), com investimento total de R$ 4 milhões, sendo que nessa primeira fase foram utilizados R$ 625 mil. Atualmente a cidade possui 30 cruzamentos estratégicos ativos na Central, mas até o fim do ano a previsão é de expandir para 110 cruzamentos. Além disso, na próxima fase dos serviços serão instaladas cerca de 70 câmeras de monitoramento.
Esses dados, a partir de agora, serão integrados com os dados do Waze e Google, com isso a administração municipal passa a receber os dados das plataformas, utilizando a tecnologia em benefício da população.