Na manhã desta terça-feira (27) a Polícia Civil deflagrou a Operação Junho Prata, para a conscientização e enfrentamento a violência contra o idoso. Através da Delegacia de atendimento a infância juventude e idoso, sob orientação da delegada Andreia Alves Pereira titular da DAIJI, forças policias da Polícia Civil realizam a ação em Dourados.
No Mato Grosso do Sul, a lei 5.215/2018 nomeou o mês de junho Prata, em alusão aos cabelos grisalhos que representam a sabedoria e a maturidade de quem já tem mais de 60 anos. O dia 15 de junho foi instituído em 2006 pela ONU (Organização das Nações Unidas) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, como o Dia Mundial de Conscientização sobre o tema.
Os policiais chegam locais que também foram denunciados através do Disque 100, e outras tantas são subnotificadas pelo silenciamento que existe dentro do ambiente doméstico. “O disque 100 é o meio de denúncia, inclusive os alvos de hoje são os denunciados no disque 100” explicou o delegado que acompanha a operação Demerval Neto.
Em Mato Grosso do Sul, há 366 mil idosos, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O crescimento é de 48,17% na comparação com 2013, quando havia 247 mil pessoas com 60 anos ou mais em Mato Grosso do Sul. Essa variação é quatro vezes maior que o avanço da população em geral, que foi de 11,97% no mesmo período.