Evento é parceria da Câmara com o Grupo Literário Arandu e conta com exposição, lançamento de livros, música e poesia
Começou ontem à noite e segue até amanhã (1) na Câmara de Dourados a segunda edição da Feira da Literatura de Mato Grosso do Sul. A Felit é realizada em parceria com o Grupo Literário Arandu e tem como principais objetivos a popularização e valorização do livro e da leitura de autores regionais, além de incentivar também o surgimento de novos leitores ou autores de livros.
A programação foi pensada para atender ao interesse da comunidade escolar em geral (estudantes, professores e pais), apaixonados por livros e, claro, o público em geral.
A II Felit-MS possibilitará garantir o contato com as obras, apresentar diversos gêneros às crianças pequenas, adolescentes e adultos, que são de fundamental importância para desenvolvimento do comportamento de leitores e do gosto pela literatura. Os assuntos vão de livros, a edição, publicação, editoração, ilustração, entre outros. Além disso, a ‘II Feira da Literatura de Mato Grosso do Sul’ explora a importância da originalidade, gerando encontros diferenciados entre os escritores e o público.
Esta segunda edição, a exemplo da primeira, também realizada na Câmara Municipal, conta com a participação de dezenas de autores, de Dourados, de municípios da região e também de Campo Grande. Entre as obras, haverá espaço também, para a Literatura Infantil, incluindo atividades próprias para este público com autores e escritores que vão estar atendendo às crianças, por exemplo, nas sessões de autógrafos.
Além de lançamentos e exposição de livros, a Feira da Literatura de MS contará com palestras para alunos do Ensino Médio na manhã de hoje.
O presidente do Grupo Literário Arandu, professor Carlos Magno Amarilha, diz que a expectativa é de que uma grande público prestigie a segunda edição da Felit.
“Ano passado, na primeira edição, por conta da pandemia de Covid-19, tivemos restrições de público. Ainda assim a Feira foi um sucesso”, diz Amarilha, que vê nesta segunda edição a oportunidade de reunir mais gente. “Isso incentiva bastante nós que estamos organizando e ainda mais os escritores daqui que irão participar”.
Para o presidente do Grupo Arandu, o apoio da Câmara ao evento é incentivo de fundamental importância para que os escritores possam estar com o público mais de perto, lançarem seus livros, além de terem suas obras reconhecidas por estudantes ou admiradores que poderão se tornar futuros leitores ou escritores.
Laudir Munaretto (MDB), presidente da Câmara Municipal, destaca o papel social e cultural de um evento como esse e diz que para o legislativo “será sempre uma grande honra poder apoiar e incentivar projetos para promover a leitura, a valorização do livro, da literatura nacional, do escritor local e regional, dando visibilidade a todos que participam”.
“Esse tipo de experiência cultural pode ser um fator que, por exemplo, muda totalmente a percepção do mundo e das coisas por parte dos estudantes que estão ainda se formando cidadãos. Então estamos com uma ótima expectativa para essa segunda edição e que todos venham acompanhar de perto aqui na nossa Casa de Leis”, convidou Laudir Munaretto.
A II Feira da Literatura de Mato Grosso do Sul tem como autora homenageada a escritora e poeta Ruth Hellmann e o idealizador do evento, Nicanor Coelho, que foi poeta, editor e jornalista. As atividades da programação nos três dias de Feira acontecerão pela manhã, à tarde ou a noite.
ESCRITORES
A 2ª Feira da Literatura de Mato Grosso do Sul conta com a participação de mais de uma dezena de autores:
Alex Fraga, Ana Brida, André Martins Barbosa, Antônio Araújo. Antônio Carlos Ruiz, Athayde Nery De Freitas Junior, Aurineide Alencar, Boca Venâncio, Blanche Torres, Carlos Amarilha, Carlos Barros, Elias Borges, Emannuel Marinho, Gicelma Chacarosqui, Heleninha, Jaminho, Luciano Serafim, Marcos Coelho, Maria de Lourdes da Costa, Nery Cristiana Fernandes, Odila Schwingel Lange, Renato Suttana, Rogerio Fernandes, Suzana Arakaki, Mary Basalia, Marta Medeiros Oliveira, Denise Caramori, Fernanda Ebiling, Mara Calvis, Paulo Nolasco, Gerson Marques, Paulo Portuga.
Farão lançamentos de suas obras autores como Marta Medeiros, Mary Basalia, Denise Caramori, Jaminho, Maria de Lourdes e Fernanda Ebling.
PROGRAMAÇÃO
Da programação da II Felit constam várias apresentações culturais, entre elas dos músicos Mailon Salina (violão e voz), Luanna Prado (voz), José Netto Ruivo (violino) e Erika Takebe (pandeiro).
Também haverá apresentação dos estudantes da Escola Estadual Moacir Djalma Barros: Orquestra de Violão - Com o Tema "100 anos da Semana de Arte Moderna - do Limiar a Consolidação do Modernismo no Brasil" - Heitor Villa Lobos (Guia Prático para Crianças), professor Kleydison Cesar Martins, projeto esse sob responsabilidade do Núcleo de Arte e Cultura e da Secretaria de Estado de Educação de MS.
Completam as atrações a cantora, poeta e música Fernada Ebling e o violeiro Rozembergue Marques.
Quarta - 30/11
8h30 - Lançamentos dos livros:
- Bovinoletras, de Carlos Amarilha
- Sururu com Coca Cola, de Luciano Serafim
- Estrelas Líquidas, de Athayde Nery Junior
- “Mulheres na ditadura agenciamentos de lutas e resistências" Organizadoras: Ilsyane do Rocio Kmitta, Suzana Arakaki e Tânia Regina Zimmermann.
9h00
Palestra:
A Literatura de Mato Grosso do Sul e o Vestibular
Carlos Magno Mieres Amarilha
Luciano Serafim
Athayde Nery Junior
13h30
Apresentação de poesia e contos
Fernanda Ebling
Jaminho
Carlos Amarilha
Suzana Arakaki
Quinta – 01/12
8h30
- A poesia do encanto: os passarinhos
Suzana Arakaki (desenhos, fotografias e poesias)
- Revista A Senhorinha
Jaminho (contos da literatura infantil)
- Poema de cordéis
Aurineide Alencar
13h30
- A poesia do encanto: os passarinhos
Suzana Arakaki (desenhos, fotografias e poesias)
- Revista A Senhorinha
Jaminho (contos da literatura infantil)
- Poema de cordéis
Aurineide Alencar